A melhor fonte de recursos é aquela que possibilita o desenvolvimento das atividades com o menor custo.
Por isso, antes de tomar a decisão, precisa avaliar o que é melhor para a empresa como um todo.
Comprometer o capital de giro em um determinado empreendimento, por exemplo, pode impactar o fluxo de caixa, dificultando o cumprimento das obrigações diárias;
A negociação com terceiros interessados em investir no negócio pode ser uma boa opção por dois motivos:
- A parceria pode ser convertida em sociedade; e
- Facilita a negociação da taxa de remuneração do investidor.
No caso das instituições financeiras, há muitas alternativas, principalmente bancos, que oferecem linhas de crédito com modalidades diferenciadas.
É comum que uma determinada instituição seja mais ágil nas tratativas propondo até reduzir a burocracia documental. Todavia, o foco deve ser o custo financeiro da operação.
Receber aporte dos sócios ou acionistas, pode ser a melhor opção, visto que a empresa se capitaliza sem contrair dívidas com terceiros.
Por outro lado, é também importante analisar como seria o comportamento da instituição com os adquirentes das unidades. Não somente em relação às taxas de juros, mas também com relação ao risco de perder o imóvel no caso de eventual inadimplência.
Em que pese a empresa não ter nenhuma relação na negociação entre o cliente e a instituição, a escolha deve pressentir todos esses fatores como forma de prestigiar o cliente e alavancar o negócio.
Conhecer bem o ambiente do seu negócio é essencial para o sucesso da sua empresa.
Se precisar de uma ajuda, conte conosco.